domingo, 27 de abril de 2014

#IN OFF COM JULIANA FIGUEIREDO AMARAL


ENTREVISTA

MITOS E VERDADES SOBRE A DIFÍCIL ARTE DE EMAGRECER




Oi pessoal!

O sonho de todos nós é emagrecer rápido da noite para o dia né?
MAS... se não houver qualquer tipo de esforço isso nunca vai acontecer, né? Pura realidade.

Existem os atalhos, claro.!
Quem nunca tomou um remedinho na tentativa de resolver todos os problemas de peso?  Eu já. Mas meu peso, além de ter voltado ao normal depois de alguns meses, fiquei mega irritada com família e amigos no período em que estava tomando os medicamentos. Não compensa mesmo! 

Para emagrecer sem trapacear, o ideal é procurar um especialista que possa te auxiliar nesse momento tão delicado, que é perder  peso. 

Para isso, entrevistei a Juliana Figueiredo Amaral.

A Ju é nutricionista, mega querida e muito competente, diga-se de passagem.

Ela nos esclarece alguns mitos e verdades sobre a arte de emagrecer.

M&C :Por que temos que comer de 3 em 3 horas?

JF: É importante se alimentar de 3 em 3 horas para manter um correto funcionamento do nosso organismo. Quando ficamos muito tempo sem comer, nosso organismo tem uma tendência a reduzir o Metabolismo Basal (energia necessária manter nossas funções vitais) e com isso, favorece o acúmulo de gordura.
Outro ponto importante da alimentação fracionada é para não ingerir grandes quantidades de alimentos. Se comer a cada 3 horas, normalmente a sensação de fome é menor e a tendência é  comer uma menor quantidade de alimentos. 
Um grande erro das pessoas é comer só quando estão com fome. Isso faz com que elas comam mais rápido e uma quantidade maior que a necessário, não tendo a sensação de saciedade.

M&C: Evitar o jantar ajuda a perder peso? 

JF: Depende. Sou a favor da moderação. Nada impede que uma pessoa realize o jantar, se conseguir comer alimentos de qualidade e em quantidade adequada. O horário também é importante. Nada de jantar e ir deitar!

M&C: Beber água ajuda a emagrecer? 

JF: Pode funcionar para algumas pessoas! A água em si não vai contribuir para o processo de emagrecimento. 
O que pode acontecer são algumas situações que contribuem para a perda de peso:
• O consumo adequado de água (e de fibras) faz com que nosso intestino funcione adequadamente, facilitando no processo de perda de peso.
• Quando a pessoa pede mais água, ela pode reduzir a ingestão de alimentos.

M&C: . Você acredita na metodologia das Dietas da Moda como : Dieta de Pontos, As da sopa e da proteína? 

JF: Não. Não sou a favor dessas dietas. Podemos sim ter resultados com essas dietas. Mas e a qualidade desses resultados? Vamos conseguir manter?
Acredito muito no processo de Reeducação Alimentar. Para mim, saber o que comer e o quanto comer é fundamental. Podemos comer de tudo, desde que sem exageros. 

M&C :Comer apenas alimentos light e diet emagrece?

JF: As pessoas tem uma visão muito errada desses alimentos. Vamos primeiro às explicações:

Alimento Light: alimentos que sofreram uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente (proteína, açúcares, gordura) e/ou calorias em relação ao alimento tradicional. 
Alimento Diet: alimentos para fins especiais, que são voltados para um público específico, especialmente formulados ou processados, nos quais se realizam modificações no conteúdo de nutriente a fim de atender às necessidades nutricionais de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas, como por exemplo, diabéticos e hipertensos.

Muitas pessoas que querem emagrecer comem esses tipos de alimentos e acham que estão ingerindo menor quantidade de calorias. Mas não percebem que quando comem um CHOCOLATE DIET, que não contém açúcar, estão ingerindo uma quantidade maior de GORDURA.






M&C: O que devemos buscar no rótulo dos alimentos para emagrecer? A quantidade de calorias que ele traz? 

JF: As calorias são importantes, mas não o principal. Sempre peço para que meus pacientes vejam a quantidade de gordura saturada, fibras e sódio nos rótulos dos alimentos. Juntos esses nutrientes mostram a qualidade do alimento. 
Uma curiosidade: Segundo as regras da Anvisa, os ingredientes devem aparecer na tabela nutricional em ordem decrescente. O primeiro ingrediente é aquele que está presente em maior quantidade no produto e o último, em menor.

Vejam o exemplo da foto abaixo do Pão Integral




Ambos possuem o rótulo de Pão Integral. No primeiro, o ingrediente principal é FARINHA DE TRIGO ENRIQUECIDA COM FERRO E ÁCIDO FÓLICO, nossa farinha branca. Já no segundo, o principal ingrediente é a FARINHA DE TRIGO INTEGRAL. Observem a diferença de fibras entre os dois. Qual seria melhor?

M&C : Beber durante as refeições engorda? 

JF: Depende da quantidade. O excesso nunca é bem vindo.  No máximo, um copo pequeno. E claro, com um suco de frutas, sem açúcar.
O excesso de líquido pode dilatar o estômago, tornando-o mais elástico. Essa dilatação reduz a sensação de saciedade e favorece o consumo maior de alimentos, contribuindo para o ganho de peso.
Os refrigerantes e sucos de caixinha / saquinho são calorias vazias para nosso organismo. Ou seja, não trazem nenhum nutriente e ainda retira-os de nosso organismo (o refrigerante contribui para a descalcificação óssea – rética o cálcio dos ossos).

M&C: Tomar chá verde, água e berinjela ou água fria com limão pela manhã ajudam na perda de peso? 

JF: O consumo regular do chá verde ajuda no aumento da termogênese, o que aumenta a velocidade do gasto calórico do organismo e potencializa a perda de peso. Mas, claro, sem acrescentar açúcar! O consumo deve ser de dois copos de 200 ml de chá solúvel.

Já a Água de Berinjela contribui para reduzir a absorção de colesterol em nosso organismo, sendo útil para pessoas com hipercolesterolemia. 

A água com limão não emagrece, mas funciona como um alimento termogênico, que aumenta o gasto de energia para ser absorvida. E o limão, assim como outras frutas cítricas, embora seja ácido, é um alimento com poder de auxiliar na manutenção da alcalinidade do pH sanguíneo e eliminação de toxinas, ação que também melhora o metabolismo dos nutrientes e reduz o acúmulo de líquidos.
Então, podemos sim adotar esses hábitos para contribuir para o processo de perda de peso. Mas de nada adianta se não for associado a uma alimentação balanceada durante o dia e com a prática de exercícios físicos.

M&C :É verdade que as calorias do suco de laranja são superiores ao refrigerante? 

JF: Sim. Enquanto em 200 mL de Suco de Laranja sem açúcar temos aproximadamente 100kcal, na mesma quantidade de Coca-Cola, por exemplo, temos 80kcal. 
Mas, isso significa que é melhor beber o refrigerante? A resposta é NÃO! O suco natural oferece vitaminas e minerais, que não estão presente nos refrigerantes. Mas, o ideal mesmo seria a fruta in natura, que além das vitaminas e minerais, também oferece as fibras.

M&C: Sempre lemos que os adoçantes são controversos, afinal eles engordam ou emagrecem?

JF: Esse é um assunto controverso. Alguns estudos tem demostrado que os efeitos do consumo do adoçante a longo prazo pode estar relacionado com o desenvolvimento de câncer e ganho de peso. Mas nada comprovado ainda.

O grande problema é a quantidade que as pessoas colocam de adoçante em sua bebida; muitas nem contam quantas gotas e “esguicham” o adoçante líquido. 

A ANVISA, com base em recomendação da OMS, desaconselha o uso de adoçantes à base de sacarina e ciclamato para pacientes hipertensos, em virtude da elevada concentração de sódio desses edulcorantes.

Para pacientes diabéticos e/ou hipertensos, os mais recomendados sejam os adoçantes à base de stévia, pelas suas propriedades terapêuticas naturais como anti-hipertensivo e anti-hiperglicemiante.

Outra recomendação importante é que indivíduos fenilcetonúricos não devem utilizar adoçantes à base de aspartame, por causa da presença do aminoácido fenilalanina. Em adição, o aspartame fornece 4kcal/g (tanto quanto a sacarose) e, por isso, deveria ser consumido em pequenas quantidades.

E será que a população observa esses detalhes? 
Assim, não recomendo muito uso de adoçantes, salvo casos específicos, como o Diabetes. Acredito que conseguimos ter bons resultados dosando a quantidade, e mesmo o tipo, de açúcar utilizado.  

Juliana Figueiredo Amaral 
CRN9 7284

Produção:
Cabelo & Make: Salão Zavagli